quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cãibra Muscular



Cãibra pode ser definida como uma condição transitória que gera contração muscular involuntária e dolorosa (espasmódica). Acomete atletas durante ou após atividade física de alta intensidade, podendo ocorrer também durante o sono ou repouso, quando a musculatura permanece em posição encurtada.

Diversas causas podem estar relacionadas a essa condição. Entre elas erros e excesso de treinamento, falta de trabalhos prévios de alongamento e aquecimento e falta de nutrição e hidratação adequada.

Dentre as causas citadas, podemos destacar:

Atividade de alta intensidade realizada sobre calor intenso, que pode gerar suor e diurese excessiva levando a desidratação;
A desidratação gera diminuição da taxa de cálcio, sódio, potássio e magnésio do corpo (Desequilíbrio iônico - Perda de eletrólitos);
O desequilíbrio iônico leva a degradação das proteínas musculares responsáveis pela contração muscular. Essa degradação vem seguida de fadiga muscular que se transforma em contração espasmódica.

Em corredores a cãibra acomete principalmente músculos da panturrilha, posteriores de coxas e abdominais.

O diagnóstico é eminentemente clínico. O atleta pode apresentar dores intensas e localizadas, enrijecimento muscular e perda momentânea de mobilidade, sem presença de ruptura de fibras musculares.

Algumas estratégias podem ser utilizadas para prevenir cãibra durante as corridas. Entre elas podemos citar: atenção ao treinamento e primeiros sinais de fadiga, trabalhos prévios de aquecimento e alongamento, correta hidratação e dieta balanceada.

O tratamento depende da gravidade da cãibra. Geralmente após atividade física o Fisioterapeuta que acompanha a equipe ou atleta pode realizar alongamento da musculatura acometida, gerar estímulos para contração ativa da musculatura contrária ao músculo acometido e relaxamento da musculatura acometida com recursos de massoterapia e termoterapia.
Após a prova o atleta é orientado a manter repouso entre 36hs e 48hs antes de retornar aos treinamentos e seguir as orientações do profissional nutricionista para uma correta hidratação e nutrição

Alguns casos mais graves, onde a dor persista e vários episódios de cãibra são observados durante o dia é aconselhado ao atleta afastamento das atividades por um período de 7 dias para total resolução do problema, além de seguir em acompanhamento pela equipe multi e interdisciplinar com médico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico.

Fonte: Evaldo Darcy Bosio Filho - São Paulo/SP e Erodiana Freitas Naves - Belo Horizonte/MG.