domingo, 8 de agosto de 2010

A metodologia de trabalho

Ao falar de metodologia de trabalho voltada para o desenvolvimento do futsal, especificamente feminino, ressalto a importância do conhecimento das características, físicas, bio e psicológicas das atletas.

A grande dificuldade, no que diz respeito ao trato com mulheres relacionado-as as modalidades esportivas como futsal e futebol, vem do ranço cultural ao qual essas duas modalidades ainda estão presas.

Mulher e futsal são antagônicos na visão de muito profissionais, historicamente temos no futebol um esporte masculino, e o que é muito pior, essa visão retrograda causa uma grande estagnação na evolução do naipe feminino, já em relação aos conhecimentos específicos, tem sido um verdadeiro retrocesso, uma vez que é impossível, conhecer a modalidade esportiva e não ter conhecimento da suas atletas, como reagem e como se desenvolvem por exemplo.

Muitos técnicos ao lidarem com mulheres não conseguem, se libertarem dos conceitos masculinos sobre futsal/futebol e não concebem a idéia da união entre mulher e futsal/futebol.

Metodologicamente, os técnicos (homens) apresentam muitas dificuldades, pois optam por cargas, atividades e processos didáticos, semelhantes aos aplicados nas equipes masculinas, tratam mulheres com a mesma linha de trabalho desenvolvido por homens, sem levar em consideração que futsal feminino é jogado por duas equipes femininas, sendo que a exigência e as características são diferenciadas.

O futsal ou futebol feminino é um esporte que segue as mesmas regras, do masculino, mas é um esporte praticado por mulheres, porém adequado ao feminino.

O segredo é ser inteligente: Conhecer as mulheres - atletas, ter bem determinado os objetivos coletivos, ressaltar as qualidades, não dar muita ênfase nos erros, dificuldades e ser conhecedor do esporte.

Trabalhar com qualidade e não abrir mão de estratégias metodológicas para sanar as dificuldades, sem que a mesma seja sentida intensamente, mulher exige sempre uma dose a mais de motivação, de valorização, uma mulher motivada se dedica mais, o ser humano em geral se dedica mais, mas para mulher motivação e valorização, são coisas indispensáveis, porém é preciso pensar em tudo, entender a atleta, suas necessidades, capacidade e principalmente os sentimentos.

Respeitando, tendo claros os princípios e acreditando que mulher e futsal não são antagônicos, com certeza o sucesso vira!
DANIELA DUARTE DALLAGO - Técnica da equipe de Futsal Feminino Hidráulica Brasil